Trecho de 11 km do corredor expresso para ônibus inclui a construção
de viadutos sobre a linha férrea e a Avenida Brasil e de uma ponte
estaiada entre a Ilha do Fundão e a Ilha do Governador.
As obras que vão levar a Transcarioca ao Aeroporto Internacional Tom
Jobim tiveram início. O trecho, que recebe o nome técnico de Lote 2,
começa na Penha e cortará alguns dos principais bairros do Subúrbio da
Leopoldina para chegar ao Galeão. A previsão é de que a construção seja
concluída até dezembro de 2013, junto com o restante do percurso, que
começa na Barra da Tijuca.
Com 39 km de extensão, a Transcarioca terá 45 estações, três
terminais, três mergulhões, 10 viadutos e nove pontes. A estimativa é de
que o sistema transporte cerca de 400 mil passageiros por dia e reduza à
metade o tempo de viagem entre a Barra e o Aeroporto, estimado hoje em
2h.
O trajeto desta segunda fase do corredor de BRT (Bus Rapid Transit)
tem 11 km. Parte do Largo da Penha e segue pelas ruas Monsenhor Alves
Rocha, Ibiapina e Uranos, para chegar a Olaria. Depois de cruzar a linha
férrea, os ônibus articulados vão passar pelas ruas Viúva Garcia e
Emilio Zaluar e pelas avenidas dos Campeões e Postal, em Ramos.
O traçado continua depois de atravessar a Avenida Brasil, que
receberá um viaduto com uma estação BRT, onde acontecerá a integração
com a Transbrasil (Deodoro – Aeroporto Santos Dumont). A Transcarioca,
obra prevista na Matriz de Responsabilidade para a Copa, continua então
pela Avenida Brigadeiro Trompowski e por um binário na Ilha do Fundão,
formado pelas avenidas Um, Vinte e Quatro e Vinte e Nove da Cidade
Universitária.
A chegada dos articulados à Ilha do Governador acontecerá pela
Estrada do Galeão e terminará na Avenida 20 de Janeiro, com uma estação
em frente ao Terminal 2 do Aeroporto.
Estaiada
Para atravessar a Baía de Guanabara, uma ponte estaiada, que já começou
a ser construída, vai criar uma nova ligação entre as ilhas do Fundão e
do Governador. A estrutura é a segunda desse tipo apenas na
Transcarioca – a primeira está sendo erguida na Av. Ayrton Senna, na
Barra. Além da ponte, esse trecho do corredor expresso terá ainda seis
viadutos e um terminal.
Comentário: Para maior facilidade de locomoção, as cidade estão apostando em obras que melhor atende ao seu público alvo para a copa de 2014. Um exemplo é a construção de viadutos e pontes nas cidades. Isso foi uma jogada de marketing, poder chegar mais rápido ao destino, qualquer um gostaria disso.
Postado por: Bárbara Braga
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